WORKSHOP DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
“299 792 km/s”
DATAS
28 e 29 de Abril: 10h30-13h30 + 14h30-19h30
LOCAL
Vila do Conde
INSCRIÇÃO
Lotação: 12 participantes
Preço: 35 Euros por pessoa.
Data limite de inscrições: 23 de Abril com inscrições para o email campus@curtas.pt com envio de CV em anexo. Os participantes seleccionados serão anunciados até 25 de Abril.
DESCRIÇÃO
Este workshop de dois dias com um dos mais experiente diretores de fotografia português, Rui Poças, permitirá desenvolver competências em direção de fotografia (câmara e iluminação) enquanto disciplina de expressão visual e através da utilização criativa da fonte de luz como ferramenta privilegiada. Através da vasta experiência de cerca de 20 anos a trabalhar em cinema e publicidade, Rui Poças, irá debruçar-se sobre o estudo da natureza da luz, o desenvolvimento de técnicas de iluminação e como a câmara e o design de luz podem e devem ser utilizados para servir os propósitos duma determinada narrativa assim como a relação da fotografia com o argumento cinematográfico, a direção de arte e a realização. Será então abordada a questão de como um diretor de fotografia deve materializar em imagens a visão dos autores do filme e como os seus conhecimentos e experiência devem conjugar-se em total sintonia com o realizador e com projeto.
DESTINATÁRIOS
Este workshop destina-se a estudantes, recém formados ou participantes que tenham alguns conhecimentos sobre direção de fotografia e iluminação e que pretendam ver os seus conhecimentos aprofundados no campo da utilização da luz enquanto ferramenta criativa. Seguindo uma metodologia demonstrativa e participativa, com realização de exercícios práticos, este workshop tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos dos formandos, dando-lhes uma perspetiva mais rica no ponto de vista artístico na captação e iluminação de imagens.
BIOGRAFIA DO FORMADOR
Rui Poças desenvolve trabalho como diretor de fotografia desde 1993, particularmente em cinema e publicidade. Frequentou a ESTC e workshops diversos em Espanha, Hungria e Estados Unidos. A sua contribuição criativa tem deixado uma marca na filmografia nacional sublinhando a importância da fotografia na arte de contribuições criativas que é o cinema. Alguns filmes: "António, um rapaz de Lisboa" (1999), "O Fantasma" (2000), "André Valente" (2003), "Adriana" (2004), "Odete" (2006), "Aquele Querido Mês de Agosto" (2008), "Morrer como um Homem" (2009), "Duas Mulheres" (2010), "Tabu (2012). Para além do trabalho como diretor de fotografia é mentor da provocadora galeria Pickpocket Gallery, em Lisboa, dedicada a Fotografia e Video.
--------------------
MASTERCLASS
RUI POÇAS - DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
“Há Sombras na Caverna”
27 Abril 2012, 17h-19h, Universidade Católica, Porto
ENTRADA LIVRE
Nesta masterclass, o experiente diretor de fotografia Rui Poças irá falar do seu trabalho e da sua colaboração com alguns dos realizadores com quem trabalhou, como Miguel Gomes, João Pedro Rodrigues, Jorge Silva Melo, João Mário Grilo, John Malkovitch, Margarida Gil, Frank Beauvais, Sebastien Lifshitz, entre outros. Irá também abordar o seu método de trabalho e falar sobre as suas opções criativas na utilização da luz, bem como debruçar-se sobre a questão de como um diretor de fotografia deve materializar conceitos em imagens, e como os seus conhecimentos e experiência devem conjugar-se numa total sintonia com o realizador e com o projeto de filme, seja ele de que natureza for.