Nos dias 12 e 15 de dezembro, o Estaleiro termina as suas atividades com um conjunto de concertos e sessões de cinema. É o culminar de um projeto que durou dois anos e que revolucionou a vida cultural de Vila do Conde e da região do Porto. Estes últimos dias apresentam concertos com Father John Misty e We Trust+Best Youth; e ante-estreia mundial da nova longa-metragem de João Canijo, para além da apresentação de todos os filmes produzidos no Estaleiro.
Father John Misty / We Trust + Best Youth a 12 de dezembro no Teatro Municipal de Vila do Conde Culminando um longo período com grandes concertos em Vila do Conde – entre outros, passaram pelo Teatro Municipal bandas como Young Marble Giants, Tinariwen, Twin Shadow, Rodrigo Leão ou Arto Lindsay – o final do Estaleiro proporcionará um dia com grandes concertos: Father John Misty e a apresentação em Vila do Conde da tour “There must be a place" das bandas portuguesas We Trust e Best Youth. Father John Misty é o novo alter-ego do músico americano Josh Tillman, ex-baterista do Fleet Foxes e com vários discos também editados a solo. Com este novo projeto, o músico tem sido catapultado na cena do folk rock, sobretudo depois da edição do álbum “Fear Fun”, apresentado em maio deste ano, com o selo da Sub-Pop. As bandas We Trust + Best Youth apresentam-se no espetáculo original “There Must be a Place”, onde músicas dos dois grupos são tocadas em conjunto. Os We Trust e os Best Youth surgiram em 2012 no panorama nacional e logo atingiram os tops de algumas das principais rádios nacionais. Foram consideradas duas das bandas revelação em Portugal e conseguiram ainda algum destaque internacional. Marcaram também presença nos principais festivais portugueses.
Sessões de cinema com os filmes Estaleiro e ante-estreia mundial da nova longa-metragem de João Canijo Durante o Estaleiro, foi desenvolvido o programa Campus, no contexto do qual foram produzidas várias curtas-metragens, encomendadas a realizadores relevantes do panorama nacional, a quem se impôs duas condições: filmar com estudantes na sua equipa técnica; e abordar aspetos relevantes da região. Também no âmbito do projeto Stereo, foram produzidos seis filmes para o contexto da galeria Solar, juntando seis duplas de criadores (cada dupla era formada por um cineasta/artista visual e um músico). Depois da estreia mundial destes filmes no Curtas Vila do Conde 2011 (no caso do Stereo) e no Curtas Vila do Conde 2012 (no caso dos filmes Campus), no final do projeto Estaleiro serão projetados todos os filmes a 15 de dezembro. Também no mesmo dia será apresentado, em ante-estreia mundial, a nova longa-metragem de João Canijo, um prolongamento do filme realizado para o projeto Campus (a curta-metragem Obrigação). Este novo filme é composto por material não utilizado e investiga, a fundo, a vida das mulheres das Caxinas. +info em Agenda.
|