Desde Janeiro de 2011, com o arranque do projecto, o Estaleiro tem promovido um conjunto de actividades culturais na cidade de Vila do Conde. Entre elas contam-se duas iniciativas de produção de filmes. Por um lado, através de vários ateliers escolares integrados no ANIMAR, o projecto produziu animações inspiradas no álbum infantil “Disco Voador” dos Clã (também uma encomenda do Estaleiro); por outro, a produção da Exposição Stereo, que juntou seis duplas de criadores portugueses (realizadores e artistas visuais com músicos) para a criação de 6 projectos audiovisuais que estiveram expostos na Solar e no Centro de Memória entre Junho e Setembro de 2011.
É este grupo de produções que inicia, já a partir do mês de Novembro, um conjunto de apresentações em vários festivais nacionais e internacionais. Desde o início do projecto que um dos vectores essenciais do Estaleiro foi a divulgação internacional das suas produções que está a ser gerida pela Agência da Curta Metragem, responsável pela programação destes filmes em festivais de cinema.
Em destaque nestas apresentações, estão os projectos desenvolvidos no âmbito da Exposição Stereo, constituída pelas duplas João Salaviza + Norberto Lobo; Sandro Aguilar + Black Bombaim; Rodrigo Areias + The Legendary Tigerman; Bruno de Almeida + Manuel João Vieira; João Onofre + Adolfo Luxúria Canibal; Gabriel Abrantes + Pedro Gomes. Estes seis projectos serão apresentados numa sessão especial no 49º Festival Internacional de Cine de Gijón, que decorre de 18 a 26 de Novembro.
Para além desta apresentação especial, o filme “Strokkur”, realizado por João Salaviza e com música de Norberto Lobo, está seleccionado para a competição oficial do Festival International du Film de Belfort – EntreVues (que decorre de 26 de Novembro a 4 de Dezembro) e para o Rencontres Internationales Paris/Berlin/Madrid, que decorrerá no Centre Pompidou, de 18 a 26 de Novembro.
Também as produções desenvolvidas pelos ateliers do ANIMAR, integrados no “Disco Voador”, dos Clã, vão ser exibidos em festivais nacionais. “O Belo Adormecido”, “Amigo do Peito” e “Chocolatando” foram seleccionados para o Caminhos do Cinema Português (Coimbra, 9 a 17 de Novembro) e os dois primeiros foram também seleccionados para o Prémio Jovem Cineasta do Cinanima (de 7 a 13 de Novembro, em Espinho)
“O Belo Adormecido” foi realizado por alunos da Escola Secundário José Régio, em Vila do Conde, sob orientação de Sandra Santos; “Amigo do Peito” foi realizado por alunos da Escola EB 1/JI de Real, Vilar do Pinheiro, Vila do Conde, sob a orientação de Tânia Duarte e Ícaro; e “Chocolatando” foi realizado por alunos da Escola EB 2,3 Dr Carlos Ferreira Pinto, Junqueira, Vila do Conde, sob orientação de Lorenzo Degl’Innocenti e Vitor Estudante.