|
|
OPEN CALL - PROJETOS DE ARGUMENTO PARA SESSãO DE PITCHING |
|
17 out 2011 |
|
share: |
|
|
Sessão de Pitching “one-to-one” com Richard Raskin
Richard Raskin estará em Portugal, no dia 4 de Novembro, para proferir uma masterclass sobre argumento, “Story Design in the Short Fiction Film” (+info aqui: http://estaleiro.curtas.pt/agenda?id=28). Raskin é um conceituado professor e especialista em narrativa de curtas-metragens de ficção. Publicou um manual (“The Art of Short Fiction Film”), que é muito utilizado em várias escolas de cinema.
Para além da masterclass, aberta ao público, no mesmo dia, da parte da tarde, Raskin fará uma sessão de pitching com seis projetos de argumento para curta-metragem de ficção. Cada projeto terá 30 minutos: depois de um pitching inicial da proposta, Raskin fará comentários à forma como a curta-metragem desenvolve a sua narrativa. Será uma excelente oportunidade para jovens argumentistas e/ou realizadores testarem os seus projetos e melhorarem a sua estrutura narrativa.
O Campus está, por isso, aberto a receber propostas para serem incluídas nesta sessão de “one-to-one”. Posteriormente serão selecionados 6 projetos e para a candidatura será necessário enviarem-nos os seguintes elementos:
- sinopse (máx. 600 caracteres)
- nota de intenções (máx. 1500 caracteres)
- CV
Tanto a sinopse como a nota de intenções deverão ser escritas em inglês. Avisamos também que as sessões serão em inglês e os participantes seleccionados para o “one-to-one” deverão frequentar, na manhã do dia 4, a masterclasse do professor. A avaliação dos projetos terá em conta a sua criatividade, diversidade de temas e abordagens.
Os elementos solicitados deverão ser enviados para o email campus@curtas.pt, até ao dia 29 de Outubro.
----------------
sinopse da masterclass (+info aqui: http://estaleiro.curtas.pt/agenda?id=28) The purpose of this talk is to propose a non-formulaic model that can be used as a set of guidelines during script development for short fiction films. Unlike sequential models, which focus on a series of steps a story is presumed to pass through as it unfolds, the present approach is based on the view that short film storytelling can best be described in terms of opposing properties that balance one another in a dynamic interplay. Seven forms of interplay or balance will be proposed, each illustrated by a short film.
bio note Richard Raskin is the founding editor of the peer-reviewed journal Short Film Studies published in the UK. He is associate professor at Aarhus University, where he teaches screenwriting and video production. His books include The Art of the Short Fiction Film: A Shot-by-Shot Study of Nine Modern Classics and his articles have appeared in such journals as Zeitschrift für Kunstgeschichte, Film History, Folklore, Studies in American Humor, Minerva: An Internet Journal of Philosophy, The Canadian Journal of Film Studies, Asian Cinema, and a journal he founded and edited for many years, P.O.V.– A Danish Journal of Film Studies. A frequent lecturer on the short film at festivals and film schools, he has served as jury president at international festivals in France, Belgium, India, Holland and Denmark. Short films based on his screenplays have been funded by New Danish Screen. And one of those films won an Honorable Mention at the Norwegian Short Film Festival in Grimstad in 2011.
|
PRODUçõES CAMPUS ARRANCAM |
|
11 out 2011 |
|
share: |
|
|
|
Já se iniciou a preparação para a primeira produção do Campus - a curta-metragem documental "Fogos Proibidos", realizada por Pedro Flores. Esta é a primeira de seis produções do Campus, que contará com realizadores portugueses e uma equipa técnica composta por estudantes universitários. A proposta destas produções é realizar filmes em conjunto com uma aprendizem prática.
Está ainda aberto um Open Call dirigido a estudantes do audiovisual para a escolha da equipa técnica das diferentes produções. +info aqui: http://estaleiro.curtas.pt/campus/noticias/?id=39
O filme "Fogos Proibidos" é um projeto que será rodado a partir de Novembro e procura documentar uma tradição milenar de controlo das florestas através do fogo, junto de pastores na serra do Gerês.
|
WORKSHOPS E MASTERCLASSES |
|
6 out 2011 |
|
share: |
|
|
O Campus, integrado na programação do Estaleiro (desenvolvido pela equipa do Curtas Vila do Conde) é um programa de formação e produção de filmes dirigido a estudantes e recém-licenciados de audiovisual. A sua componente formativa desenvolverá, nos próximos meses, um conjunto de masterclasses e workshops com formadores nacionais e internacionais, das diferentes fases de produção de um filme: argumento, direcção fotografia, realização, som, produção, edição e pós- produção de imagem e som.
já calendarizados: - Richard Raskin – 4 de Novembro - masterclass sobre realização de curtas-metragens. Raskin é o autor do importante livro “The Art of Short Fiction Film” e professor da Aarhus University - Ken Dancyger – 18-20 de Novembro - workshop de escrita de argumento. Dancyger é autor de livros como “Writing the Short Film” e “Alternative Screenwriting”; e professor da Tisch School of Arts da New York University
de Dezembro 2011 a Maio 2012 - Valdis Oskarsdottir - workshop de edição. Oskarsdottir é montadora de filmes como “Eternal Sunshine of the Spotless Mind” de Michel Gondry e “Mister Lonely” e “Julien Donkey-Boy” de Harmony Korine - Dirk Meier - workshop de pós-produção de imagem. Meier foi consultor de pós-produção de filmes como “Antichrist” de Lars von Trier e “Russian Ark” de Aleksandr Sokurov. - Vasco Pimentel - workshop sobre direcção, captação e pós produção de som. Pimentel é um dos mais importante directores de som português, responsável pelo som de filmes como: “Aquele Querido Mês de Agosto” de Miguel Gomes, "Recordações da Casa Amarela" de João César Monteiro ou mesmo "Lisbon Story" de Wim Wenders. - Rui Poças - workshop de direcção de fotografia. Poças é um dos mais requisitados directores de fotografia do cinema português (“Aquele Querido Mês de Agosto” ou “O Fantasma”) - Filipa César - workshop de arte e cinema. César é uma artista portuguesa com uma extensa lista de exposições individuais e colectivas, vencedora do BES Photo em 2010 - João Canijo – masterclass sobre realização. Canijo é um dos nomes mais importantes do cinema português contemporâneo, autor de filmes como “Noite Escura” ou “Sangue do Meu Sangue”. - Rafael Toral - masterclass sobre manipulação sonora. Toral é um dos nomes mais importantes da música electrónica experimental portuguesa.
(lista de workshop e masterclass em desenvolvimento pelo que poderá ser sujeita a alterações)
|
OPEN CALL : EQUIPA PRODUÇÃO : FILMES |
|
19 set 2011 |
|
share: |
|
|
Procuram-se estudantes de audiovisual para as equipas de produção de 6 curtas-metragens a desenvolver no âmbito do programa Campus, integrado no Estaleiro.
O projecto Estaleiro (desenvolvido pela equipa do Curtas Vila do Conde) tem aberto um Open Call, no âmbito do programa Campus, dirigido a estudantes de audiovisual para a participação em equipas de produção de 6 curtas-metragens. Estes filmes serão produzidos pelo Estaleiro com alguns nomes relevantes do cinema português. Os seis projectos serão dirigidos pelos seguintes realizadores: a dupla João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata; Basil da Cunha; João Nicolau; Graça Castanheira; Luís Alves de Matos e Pedro Flores.
Aceitam-se candidaturas até final de Novembro.
O primeiro filme a ser rodado é o projecto Fogos Proibidos (título provisório do documentário de Pedro Flores), a partir de Novembro. Todos os projectos estão centrados em temas e problemas da região de Vila do Conde (Chinatown Vila do Conde; Caxinas; o livro “A Rua da Estrada”; a região do Vale do Ave), num misto de documentários e ficções.
Para além disso, os participantes nos filmes terão acesso gratuito a vários workshops e masterclasses com formadores internacionais que acontecerão no Campus nos próximos meses (de Setembro 2011 a Maio de 2012), sendo alguns destes workshops dirigidos apenas às equipas participantes nos filmes. Já estão confirmados: um workshop de edição orientado por Valdis Oskarsdottir (montadora de filmes como “Eternal Sunshine of the Spotless Mind” de Michel Gondry e “Mister Lonely” e “Julien Donkey-Boy” de Harmony Korine), um workshop de pós-produção de imagem orientado por Dirk Meier (consultor de pós-produção de filmes como “Antichrist” de Lars von Trier e “Russian Ark” de Aleksandr Sokurov); um workshop de escrita de argumento com Ken Dancyger (autor de livros como “Writing the Short Film” e “Alternative Screenwriting”; professor da Tisch School of Arts da New York University); uma masterclass sobre realização de curtas-metragens com Richard Raskin (autor do importante livro “The Art of Short Fiction Film” e professor da Aarhus University).
Para participar, os estudantes deverão enviar, numa primeira fase, o seu CV para o email: campus@curtas.pt.
Os participantes serão escolhidos, previamente, por avaliação curricular e, numa segunda fase, será feita uma entrevista de seleção. Tendo a oportunidade de fazer formação através da prática, participando directamente em várias funções na rodagem destes filmes, sendo necessários participantes para funções como direcção fotografia, câmara, som, produção, assistência de realização, edição e pós-produção imagem e som.
É uma oportunidade única para os jovens estudantes e recém formados poderem conciliar teoria (participando em workshops com profissionais reconhecidos a nível internacional), aprendizagem e prática na produção destes filmes, aliando a vertente formativa à experiência profissional.
|
|
|
|