Animar
 
Introdução

ANIMAR

O ANIMAR é um programa de sensibilização e educação da imagem em movimento (usando o cinema da animação como exemplo) que se destina aos públicos escolares, desde o pré-escolar ao ensino secundário. Este programa tem, também, uma componente de formação para adultos, cujos destinatários são os pais e professores.

O ANIMAR propõe novas ferramentas, meios e metodologias que introduzem o princípio de aprender através de uma experiência participada. É, assim, uma proposta inovadora de sensibilização para a arte, trabalhando a imaginação através do princípio de aprender a brincar.

O programa está dividido em mostras e sessões de cinema abertas ao público em geral; ateliers ou workshops directamente vocacionadas para vários públicos-alvo; e visitas-guiadas especialmente orientadas para escolas. Nesse sentido, o ANIMAR será também desenvolvido em conjunto com várias escolas do concelho de Vila do Conde e dos concelhos vizinhos.

Através de uma proposta original na sua forma de apresentação, pelo modo como utiliza diversos espaços e dilui fronteiras - a sala de cinema, a galeria de arte, o atelier, a sala de aula, a rua, a casa - mas também pela forma como articula criadores, formadores, professores e alunos, o ANIMAR proporciona a aproximação do público mais jovem aos modos de fazer cinema, revelando alguns dos processos da realização e motivando, assim, o próprio acto criativo.

O programa ANIMAR, agora integrado no Estaleiro, vai já na sua 6ª edição anual. Desde 2005, como parte integrante do projecto educativo da Solar – Galeria de Arte Cinemática, o ANIMAR tem explorado o cinema de animação como pretexto de formação infantil da imagem em movimento. Nas cinco anteriores edições, o ANIMAR tem trabalhado directamente com várias escolas, através de visitas guiadas, sessões de cinema e ateliers.

 
Destaque
 
  • estaleiro tv
 
 
Concerto : Dead Combo   Concerto : Young Marble Giants
Filme Campus : Obrigação : João Canijo Filme Campus : A Rua da Estrada : Graça Castanheira
 
Comentários Estaleiro TV
 
Muito curioso para ver o resultado final. Lá estarei durante o festival.
@ Joao Neves há 5 anos atrás
Gostei muito do espectáculo, Parabens pela iniciativa!
@ Pedro Vieira há 5 anos atrás
grande concerto
@ Joao Luis há 5 anos atrás